Acontecimentos e Curiosidades

Equinócio da Primavera

Por Antonietta Graziano Forcione
Equinócio da Primavera

Hoje, 22/09/2013, acontece o Equinócio de setembro que marca o fim do inverno, caminhada para o verão e início da Primavera. Exatamente as 20h44m acontecerá o evento. Preparem-se para o perfume das flores!
O fenômeno ocorre devido a incidência do Sol, com maior intensidade, sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do Equador. Nessa ocasião o dia e a noite tem a mesma duração, 12 horas cada. Os Hemisférios Sul e Norte recebem a mesma quantidade de luz.
Equinócio  vem do latim e é a junção das palavras aequus (igual) e nox (noite) e significa “noites iguais”.
O dia do Equinócio pode variar devido ao ano solar de 365 dias e algumas horas (365d 5h 48m 46s).
O Equinócio ocorre nos meses de março e setembro. Em março marca o início da Primavera no Hemisfério Norte e do Outono no Hemisfério Sul; em setembro é justamente o contrário. Então, enquanto no Hemisfério Norte o Outono está chegando, nós do Hemisfério Sul comemoramos alegremente a chegada da Primavera. É assim, equinócio de outono acontece no hemisfério que transita do verão para o inverno e o equinócio de primavera acontece no hemisfério que passa do inverno para o verão.
A primavera chega com a Lua Cheia no signo de Touro. Estaremos mais práticos porém conservadores. Touro não gosta de mudanças rápidas. Bom momento para tratar de negócios e finanças. Estaremos também com uma certa lentidão e por isso não é o momento para iniciar novos projetos e dar vazão a novas ideias (anote e deixe para pensar nisso nas próximas luas). Lentidão não significa vulnerabilidade, o sentido de preservação estará presente. Como o touro Ferdinando, é época de cheirar as flores, estaremos mais doces, mais sensuais, e com disposição para desfrutar dos prazeres da mesa, dos sentidos e de tudo que gratifica e dá prazer. Ótimo período para amar, amar e amar! Tudo isso e mais a chegada da Primavera, Alegria, Amor e Prazer!