Saúde e bem-estar

Prevenção do câncer

Por Agf
Prevenção do câncer

A prevenção do câncer é possível através de uma alimentação saudável, suplementos, quando necessários, exercícios físicos e uma mente relaxada.

Alimentos simples que muitas vezes já estão em nosso cardápio poderão ajudar muito. O vídeo que escolhi para ilustrar este pequeno artigo é fantástico. Eu mesma já utilizo vários deles e são deliciosos: tomates, uvas, amoras, mirtilo e framboesas, chocolate escuro ou amargo acima de 80% de cacau, chá verde, café, vinho tinto, e temperos como curry e cúrcuma. Acrescentaria aqui azeitonas, gengibre, cebola e alho, desempenham papel indispensável para longevidade e também atuam na prevenção do câncer.

Além da alimentação exercícios físicos regulares são indispensáveis, caminhar, correr, esportes, até mesmo caminhar em volta da mesa da sua sala, quando não se tem tempo. Suplementação quando for necessária e somente feita por médico, nutrólogo ou nutricionista. Não se faz suplementação de farmácia, geralmente causam danos.

A mente relaxada, é fundamental, quando temos muito lixo mental, traumas, mágoas antigas ou recentes, estado de luto e depressão as glândulas param de funcionar como deveriam, fica-se tomado de negatividade que abre portas para o adoecimento dos nossos corpos sutis e posteriormente do corpo físico. Também o estresse e vida agitada, daquelas com agenda cheia diariamente, mesmo que seja com coisas que se goste. Tudo isso são portas abertas para as doenças. No caso do câncer negatividade é muito perniciosa, é importante o perdão, o relaxamento, a vitalidade de viver e a sabedoria de se contentar com aquilo que se tem e se pode.

Para relaxar a mente os exercícios são ótimos, mas meditação é o remédio diário que faz o melhor serviço, exercícios e esporte pode-se alternar dias ou cada um escolhe a frequência mais conveniente, mas a meditação tem de ser diária. Também é indispensável a fé e a religiosidade, esta também tem de ser diária, cada um escolhe a sua, mas a prática é o baluarte. O indicado aqui são: terapia psicológica estruturada, terapias alternativas, Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Meditação, Tai Chi Chuan. Música, dança, artes plásticas e boas leituras, também, fazem "milagres".

Agora, tudo depende de cada um, fazer escolhas sensatas e dentro das possibilidades vai depender de boa reflexão sobre o assunto, pesquisa e perseverança.

Tem um proverbio chinês sobre longevidade que também serve para prevenção do câncer:  "O segredo da longevidade é comer a metade, andar o dobro e rir o triplo."